PPDC

No dia 28 de julho de 2010, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro lançou o Programa de Prevenção ao Desvio de Conduta - PPDC, no Teatro Carlos Gomes, com a presença de todos os comandantes, chefes e diretores, além de autoridades civis e militares, programa este que não encontra paralelo em nenhuma outra força policial do Brasil ou do mundo.

Este programa tem o objetivo de inibir os principais fatores que levam o policial militar ao cometimento do desvio de conduta, fatores que foram colhidos através de estudos realizados por psicólogos e através de entrevistas com policiais militares e ex-policiais militares que cumpriam pena no Batalhão Especial Prisional da PMERJ (hoje denominado Unidade Prisional da PMERJ).

Os principais fatores estão relacionados à desvalorização do policial militar como ser humano, cidadão e profissional, por parte dele próprio, de seus colegas de farda, da Instituição, da mídia e da sociedade em geral. Ligada a essa desvalorização, está a falta de uma ética policial militar sólida e a falta do sentimento de inclusão na Instituição.

O Programa de Prevenção ao Desvio de Conduta Policial Militar procura inibir os fatores supracitados criando ferramentas que levem o policial militar à reflexão sobre o seu valor pessoal e profissional e sobre a extensão das conseqüências de cada um de seus atos. São algumas destas ferramentas: Visitas às Unidades Prisionais, Vídeos Institucionais, Workshop de Gestão de Pessoas e a Peça teatral “O Preço de Uma Escolha”, da Companhia Teatral “Disse Que” composta exclusivamente por policiais militares.